Sistema Único de Saúde


Medicina humanizada mae-filha-chapeu

Desde março de 2009, o município de Betim é credenciado junto ao Ministério da Saúde para oferecer tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – Portaria 62 de 11/03/2009. Com isso, o Cetus Hospital Dia foi escolhido pela prefeitura para oferecer quimioterapia e radioterapia aos usuários de Betim e dos municípios da microrregião.

Além dos habituais tratamentos oncológicos, o Cetus coloca a disposição, também para os pacientes do SUS, acompanhamento da sua equipe multidisciplinar com os serviços de Assistência Social, Nutrição Especializada em Oncologia e Psico-oncologia.

Portanto, se você é portador, parente, amigo ou conhece alguém que tenha câncer e precise do tratamento através do SUS, ajude a informá-lo que já não é mais necessário viajar para Belo Horizonte ou outras capitais em busca do tratamento.

Tudo foi cuidadosamente planejado para oferecer maior conforto, evitando o deslocamento e desgaste que uma viagem pode submeter o paciente, no Cetus a radioterapia e quimioterapia são realizadas em um mesmo endereço.

Saiba como iniciar o tratamento de combate ao câncer pelo SUS em Betim através dos seguintes passos:

Morador de Betim ou dos municípios da microrregião:

O paciente deve comparecer na Secretaria Municipal de Saúde do seu município (em Betim, na Comissão de Oncologia da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação) munido dos seguintes documentos (original e 2 cópias):

  1. Identidade, CPF, Cartão SUS (pacientes que não tiverem o cartão SUS, poderão solicitá-lo no mesmo endereço);
  2. Comprovante de Residência (o comprovante deverá estar em nome próprio, ou do pai ou da mãe, caso tiver em nome do cônjuge, o paciente deverá levar a certidão de casamento anexado ao comprovante, se não tiver no nome de nenhum dos casos citados, o paciente deverá comparecer na Referência de Saúde do seu município – Postos de Saúde, Policlínica ou Hospital -responsável pelo atendimento de seu bairro e solicitar com a gerente da Unidade uma declaração de comprovação de residência);
  3. Exames relacionados ao diagnóstico, como biópsia, laudos, tomografia, ressonância, etc…
  4. Encaminhamento médico solicitando avaliação oncológica;

Após este procedimento, o órgão responsável irá providenciar a liberação, agendamento das consultas e tratamento.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao procedimento ou teve alguma dificuldade em conseguir a transferência, entre em contato com a ORCCA no telefone (031) 3595-3882.

Comissão de Oncologia da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação fica na Av. Amazonas, 1577 – Centro – Betim, e no telefone 3594-5189.

1 Os municípios que compõem a microrregião de Betim são: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email

Parcerias

O Cetus Oncologia possui parceria com hospitais que são referência em Belo Horizonte, nos quais também atua nossa equipe.

Conheça nossos principais parceiros.

  • Hospital da Baleia
  • Hospital Socor
  • Hospital Santa Rita
  • Hospital Regional de Betim
  • Hospital Unimed Betim