Espaço do Paciente


Direitos

O Serviço Social do CETUS atua com o objetivo de viabilizar aos pacientes e seus familiares a identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento, a fim de democratizar informações sobre os direitos do paciente oncológico e o acesso aos serviços da rede de saúde publica e assistencial do município e regiões metropolitanas.

Conheça aqui alguns dos Direitos do Paciente Oncológico

AUXÍLIO DOENÇA (LEI 8213, DE 240791 – ARTIGOS 59 E 63)

O auxilio doença pode ser concedido ao paciente que estiver incapacitado para o seu trabalho ou para sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

A aposentadoria por invalidez é concedida ao paciente com câncer desde que sua incapacidade para o trabalho seja considerada definitiva pela perícia médica do INSS. Atenção: Os funcionários públicos são regidos por leis especiais. As informações estão disponíveis no departamento pessoal de cada repartição.

PIS/PASEP (RESOLUÇÃO 01, DE 15.10.96, DO CONSELHO DIRETOR PIS/PASEP)

O PIS pode ser retirado na Caixa Economia Federal e o PASEP no Banco do Brasil pelo trabalhador cadastrado no PIS/PASEP antes de 1988 que tiver neoplasia maligna (câncer), na fase sintomática da doença, ou que possuir dependente portador de câncer.

FGTS (LEI 8.922, DE 25.07.94)

Todo trabalhador acometido de câncer tem direito de sacar o depósito do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), tanto para seu tratamento quanto para o tratamento dos seus dependentes. Você pode obter mais informações no site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br

IMPOSTO DE RENDA (LEI 7.713, DE 22.12.98)

Os portadores de doença grave, mesmo que a doença tenha sido contraída após a aposentadoria, tem o benefício de isenção do pagamento do imposto de renda sobre os recebimentos de aposentadoria, reforma ou pensão.

IPI, ICMS,IPVA E IOF (ISENÇÃO NA AQUISIÇÃO DE AUTOMÓVEIS)

(IPI – LEI 10.745, DE 31.10.03 IOF – LEI – LEI 8.383, DE 30.12.91)

Os benefícios nos casos de deficiências físicas causadas por câncer ou por qualquer outro motivo que dificulte/impeça a direção de veículo comum. A concessão dos benefícios ficará a critério da perícia médica do DETRAN e de acordo com a legislação específica de cada estado.

O paciente em tratamento no CETUS recebe acompanhamento,  orientação e direcionamento do Serviço Social quanto a como conseguir se valer de seus direitos.

 

Fonte: Manual de Orientações ao Paciente Cetus

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email

Agendamento via Whatsapp

Pensando na sua comodidade e bem-estar, o Cetus oferece um meio de comunicação mais atual e prático!

Você pode fazer seu agendamento de consultas

através do WhatsApp(31) 98239.6065

Lembrando que o número é apenas para agendamento, para demais informações, entre em contato através do Fale Conosco: (31) 3595.5444.

Apoio Celular 24h

O CETUS oferece aos pacientes e familiares, apoio 24 horas via celular com objetivo de orientar em casos de dúvidas e ou intercorrências clínicas.

Este serviço amplia a assistência, aproximando a equipe dos clientes em tratamento. Este atendimento não substitui a avaliação médica, mas representa um instrumento de ajuda em situações especiais. O oncologista de apoio poderá indicar consultas ou internações sempre que necessário.

Outra vantagem do apoio celular é permitir que médicos de outras especialidades e de outros hospitais tenham acesso a informações que os auxiliem a assistir nossos pacientes.

Atendimento Cetus

- Horário de atendimento Cetus

Nosso horário de funcionamento nas unidades assistenciais é de:

Segunda à quinta: 8h às 19h

Sexta feira: 8h às 18h

- Central de agendamento

(31) 3595-5444

Para marcação de consultas, você só precisa ligar 031 3595-5444. A equipe da Central irá atendê-lo e marcar com o médico e unidade assistencial desejada, de acordo com disponibilidade de horário. Fique atento ao horário de funcionamento – 8h às 18:30h, de segunda à sexta feira.

Os retornos e agendamentos de medicação podem ser marcados diretamente nas recepções.

 

Manual de Orientação ao Paciente

639 - Manual Orientação ao Paciente

Neste manual o paciente oncológico encontra orientações valiosas sobre os principais cuidados durante o seu tratamento.