Especialidades


Especialidades

A consciência de prevenir, diagnosticar e tratar, com assistência personalizada, superação de expectativas e valorização à postura ética, sempre foram os nossos objetivos. A forma de tratamento é preocupação permanente e por isso contamos com especialistas que garantem atenção completa aos pacientes e familiares que nos procuram.

Oncologia Clinica

Oncologia Clínica, também chamada Cancerologia Clínica, especialidade derivada da Clínica Médica que estuda os tumores malignos que acometem adultos e a forma como essas doenças se desenvolvem no organismo.

O CETUS conta com ampla equipe médica de Cancerologistas Clínicos especializados na abordagem dos tumores sólidos malignos. As principais atividades destes profissionais envolvem o auxilio no diagnóstico precoce e prevenção, além da definição do melhor tratamento para o paciente.

A maioria dos integrantes do corpo clínico do CETUS atua na formação de novos profissionais da área de Oncologia, como Preceptores da Residência em Cancerologia Clínica do Hospital da Baleia. Além disso, os oncologistas da equipe atuam em estudos clínicos que testam novas moléculas e estratégias de tratamento buscando melhores resultados que os obtidos com tratamentos convencionais.

Hematologia

Especialidade que estuda as doenças que acometem células, órgãos e corpúsculos sanguíneos, inclusive os tumores malignos da área (leucemias, mielomas e linfomas), bem como as complicações resultantes destas patologias.

Apesar dos tumores malignos hematológicos exigirem tratamento de alta complexidade, alguns deles estão entre os tumores com maior chance de cura (como as leucemias agudas). Desta forma, o CETUS propõe um tratamento conduzido por profissionais altamente qualificados, em equipe multidisciplinar.

Cirurgia Oncológica

É uma especialidade da cirurgia geral que aborda três finalidades: a retirada do tumor, o tratamento paliativo ou o estadiamento da doença. É uma das principais alternativas no tratamento do câncer. A tarefa do cirurgião é conhecer a doença a fundo e determinar a melhor técnica para a cirurgia.

O objetivo é, sempre que possível, retirar o tumor sem deixar que as células cancerígenas se espalhem pelo organismo. Quando o tumor não é detectado em fases que permitem a retirada completa, a função do cirurgião é fazer cirurgias que melhorem o bem estar dos pacientes, são as chamadas cirurgias paliativas. Em alguns casos, o procedimento cirúrgico é necessário para verificar a extensão do tumor e, por consequência, o melhor tratamento. Desta forma, o Cetus proporciona ao paciente a segurança do melhor tratamento em cirurgia oncológica.

Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.

O Serviço Social no Cetus tem por objetivo orientar os pacientes e seus familiares, quanto aos seus direitos e benefícios, auxiliando-os na identificação de recursos que favoreçam o processo de tratamento do paciente, democratizando informações e o acesso aos programas públicos e institucionais.

Psicologia

O Psicólogo Hospitalar que atende o paciente oncológico deverá intervir com o objetivo de resgatar seu sentido de vida que foi interrompido pela ocorrência do fenômeno doença.

Atualmente o trabalho do psicólogo em unidades de atendimento médico, em nível de apoio individual ou em grupos, baseia-se no aqui e agora, no momento vivido pelo paciente, objetivando um atendimento humanizado e global ao doente.

O psicólogo na instituição procura ser o intermediário psicológico, buscando atingir a compreensão das relações entre profissionais/pacientes e profissionais/família. O psicólogo tem por função entender e compreender o que está envolvido na queixa, no sintoma e na patologia, para ter uma visão ampla do que está se passando com o paciente, para que possa auxiliá-lo no enfrentamento desse difícil processo, bem como dar a família e equipe de saúde subsídios para uma melhor compreensão do momento de vida da pessoa enferma.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • Digg
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email

Reuniões clínicas

Reuniões clínicas Cetus

O tratamento oncológico requer um acompanhamento multidisciplinar que envolve médicos enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas entre outros profissionais.

Para promover atualização e o envolvimento de toda a equipe no processo terapêutico, nosso corpo clínico participa de Reuniões Clínicas Multidisciplinares semanais onde são trocadas informações e experiências entre os oncologistas e os demais profissionais com o objetivo de oferecer o melhor tratamento, discutindo as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente.